Pré-Conceito e Preconceito

Olá amigos do blog O Nerd Pensador, aqui é o Pedro Torres e hoje vou dar algumas explicações sobre minha ausência no blog, bem para começar o que aconteceu foi o seguinte, as provas começaram no meu colégio, então tive de dedicar amis tempo ao estudo, isso me impediu de escrever qualquer coisa,  outra coisa foi que meu PC, que já estava mal pifou, foi tocado pelo Divino, eu devia ter prestando atenção nos sinais, eu vi o divino ali, correndo como uma besta ensandecida mas não pude evitar a corrupção do meu windows, ele caiu na maldição do Um Anel, morreu, mas os assistentes técnicos ressuscitaram meu PC e expulsaram o Divino e isso tudo sem danificar meu HD! Bem, a boa noticia foi que eu n perdi meus arquivos e ta tudo bem, a má é que meu PC ainda ta cheio de vírus e vou demorar um tempão pra tirar eles todos, mas chega de explicações! Vamos ao que interessa!
Mas depois do título o leitor deve estar se perguntando qual a diferença entre Pré-Conceito e Preconceito, só digo uma coisa por enquanto, não é só o hífen, para  explicar a diferença tenho que explicar o que se entende por “Conceito”; Conceito é a síntese do estudo, analise (ou reflexão) de um determinado assunto, para se chegar num conceito a idéia passa pelos seguintes estágios:

1-Idéia Inicial
é quando você pensa o que vai estudar, exemplo: eu não sei o que é Física Quântica, então minha criatividade me fez pensar em estudar o assunto.
2-Pré-Conceito
Neste Estágio eu crio uma idéia do que seja antes de estudar para analisar o que sei sobre o assunto, o que facilita o estudo, exemplo, depois de querer estudar Física Quântica, agora eu penso no que já sei sobre este assunto e escrevo tudo no papel, e construo um pré-conceito sobre isto.
3-Estudo
Neste ponto eu expando meu Pré-Conceito e vou aprendendo a medida que pesquiso sobre o assunto, normalmente quando se tem uma curiosidade não passa desse ponto, você só estuda de leve o que é o assunto, mas para se chegar num conceito propriamente dito e necessário estudar o assunto em sua totalidade.
4-Analise
Depois de coletadas todas as informações, tudo deve ser escrito no papel, e toda essa informação deverá ser analisada.
5-Conceito
Depois de analisar tudo o curioso ou estudioso deve escrever uma síntese sobre o assunto para provar se não ao professor, para você mesmo que sabe sobre o assunto, depois você deve condensar tudo em uma única sentença, essa sentença será o Conceito.

Fácil não? Bem agora que sabemos o que é conceito e o como se chegar à ele, vou explicar melhor o qual a diferença. A diferença, está na atitude do observador, exemplo,  se eu vejo ma pessoa afeminada, eu não sei se esta é homossexual mas eu normalmente deduzo que sim, isso é o Pré-Conceito, ou seja,  o conceito deduzido à partir do que sei; Já o preconceito seria se eu não só eu deduzisse que a pessoa é homossexual bem como faço algo baseado no Pré-Conceito, ou seja, se chama-lo de “bichinha” eu vou estar agindo com base na minha dedução, e não em informações reais e provadas, entendeu?

Com isso vou encerrando este pequeno e humilde texto, espero que gostem e que entendam tudo o que escrevi qualquer coisa comenta no post que terei o maior prazer em responde-lo/a, bem, a ultima coisa que tenho para dizer é que um amigo, conhecido como The Gunslinger vai escrever um texto sobre um assunto muitíssimo interessante!Aguardem!

12 Respostas para “Pré-Conceito e Preconceito

  1. Pré-conceito e preconceito é a mesma palavra pra mim, mas preconceito se tornoui vulgar e chulo de tanto usarem, dae pré-conceito é pra diferenciar do sentido chulo, mas é a mesma coisa -q
    tirando isso, vou ler agora o texto

  2. Caramba… e acabou o texto botando pressão. Hehehehe.

    Pelo que entendi, então preconceito é pensar algo e não fazer nada para mudar aquilo que você pensa. E Pré-conceito, é um conceito inicial de algo que você pensa e quer conhecer melhor. É isso?

  3. não.Preconceito é quando você age com base no que você acha qeue sabe. pensar que fulaninho é gay è Pré-Conceito, chamar ele de Bichinha é Preconceito.entendeu?

  4. Preconceito é você tomar atitude a paritr do pre-conceito, preconceito é vc tbm achar que tem um conceito sem realmente ter, mas pra mim as duas palavras são a mesma coisa, ehuhaha. Pre-conceito é tbm algo intuitivo, mas não racionalmente provado.

  5. Pedro, e qual dos dois você julga mais prejudicial ?

  6. o préconceito.
    o pré-conceito é um estágio do conceito.
    =D

  7. E qual dos dois vem primeiro? Ou seja, qual dá origem a qual?

  8. o pré-conceito vem antes. ou seja, eu vejo uma pessoa afeminada mas n sei se ele é gay, criei um pré-cocneito,se ajo contra ele com base dele ser afeminado e supostamente gay, é préconceito, é quase como uma bifurcação do précoceito,um aponta para o conceito e outro aponta para o pré-cocneito, depende da forma de agir.

  9. Exatamente aonde eu queria chegar, por isso que julgo o pré-conceito muito mais prejudicial que o preconceito.

  10. não necessariamente o pré-conceito vem antes, pois o pré-conceito é só uma ideia que vc tem antes de analisar, e o preconceito é uma ideia fixa que vc não se importa em analisar, isso depende de cada pessoa, se está pessoa costuma ou não avaliar seus conceitos. Qualquer pessoa que costume avaliar seus proprios conceitos terá um pré-conceito, seberá que não pode tomar atitudes de acordo com o seu pré-conceito, uma pesosa que não tem ideia que seja seus conceitos e tudo mais, não saiba analisar os fatos e não sabe que nem sempre as coisas não são o que parecem, irá ter um preconceito e portanto, tomará atitudes apartir desse preconceito, então por esse motiv,o o preconceito é prejudicial. Mas não necessariamente um vem antes do outro, depende de cada pessoa.

  11. Ótima explicação meninos… Entendi.
    Principalmente Pedro e Leandro.
    bjs

  12. Imagine que vc vem numa rua quase deserta, numa calçada vem um cara alto, tatuado e mal vestido. Na calçada do lado oposto vem um cara baixo e bem vestido. Neste momento vc observa e faz um pre-julgamento, escolhe caminhar do lado que reprensentaria uma possível menor ameaça, o lado do cara mais baixo e bem vestido. Isso é pre-conceito. E, no final das contas vc pode estar errado pois a ameaça poderia ser o cara bem vestido.

Deixe uma resposta

